31/01/2016
O Concílio Vaticano II como evento dialógico
Igreja latino-americana: De Nevares e os direitos humanos
Iglesia latinoamericana: De Nevares y los derechos humanos - Canal Encuentro HD
https://www.youtube.com/watch?v=RU7h-MSbo_k&feature=youtu.beJoão Batista Libanio: fidelidade, dádiva e liberdade
João Batista Libanio: fidelidade, dádiva e liberdade
Fonte: http://jblibanio.org.br/ |
São duas virtudes que o Pe. Libanio possuia em abundância"
“A experiência do Vaticano II, seu debate teológico e eclesial, sua postura de diálogo e atenção ao mundo contemporâneo, sua opção ecumênica, permeiam toda a teologia do Libanio”.
Fonte:http://jblibanio.org.br/ |
Sem dar-nos conta, tecemos a vida com os fios de cada pessoa
com que encontramos, da que rezou por nós,
de quem nos influenciou até mesmo através dos séculos pelos escritos,
pelo enriquecimento da tradição que nos envolve”.
- Teologia da Revelação a partir da Modernidade. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2012.
- Para onde vai a juventude? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2012.
- A religião no início do milênio. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2011.
- Crer num mundo de muitas crenças e pouca libertação. 2. ed. São Paulo – Valencia: Paulinas – Siquem, 2010.
- Ecologia – vida ou morte? 1. ed. São Paulo: Paulus, 2010.
- A escola da liberdade. Subsídios para meditar. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2010.
- Cenários da Igreja – Num mundo plural e fragmentado. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
- Caminhos de existência. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2009.
- Juventude – seu tempo é agora. 1. ed. São Paulo: Ave Maria, 2008.
- Como saborear a celebração eucarística. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2008.
- Creio em Deus Pai. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008.
- Creio no Espírito Santo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008.
- Creio em Jesus Cristo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008.
- Em busca de lucidez. O fiel da balança. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2008.
- Qual o futuro do Cristianismo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008.
- Os carismas na Igreja do Terceiro Milênio. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
- Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano do Rio de Janeiro a Aparecida. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2007.
- Introdução à vida intelectual. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2006.
- Eu creio – Nós cremos. Tratado da fé. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
- Qual o caminho entre o crer e o amar? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2005.
- Concílio Vaticano II. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
- Concílio Vaticano II: Em busca de uma primeira compreensão. São Paulo: Loyola, 2005.
- Fé. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
- A arte de formar-se. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
- Ideologia e cidadania. 14. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
- As Lógicas da Cidade: o impacto sobre a fé e sob o impacto da fé. São Paulo: Loyola, 2001.
- Ser Cristão em Tempos de Nova Era. São Paulo: Paulus, 1996.
- A Vida Religiosa na Crise da Modernidade Brasileira. Rio de Janeiro/São Paulo: CRB/Loyola, 1995.
- Obediência na Liberdade. São Paulo: Paulinas, 1995.
Fonte: IHU |
Fonte: IHU |
1. Alguns traços da Igreja da Contra-Reforma;
2. Realidades socioculturais que provocaram a crise desse modelo;
3. A crise dentro da Igreja, provocada pela entrada da modernidade;
4. Fatores imediatos que decidiram sobre a convocação e a orientação do Concílio nos seus inícios;
5. Evento conciliar
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/551254-joao-batista-libanio-fidelidade-dadiva-e-liberdade#.VqvycSZNWuk.facebook
30/01/2016
Que horas ela volta? (filme e análise)
29/01/2016
PARA FAZERMOS OUTRO MUNDO POSSÍVEL TEMOS QUE SER UTÓPICOS
Para Boaventura temos educar os educadores tirando-os da zona de conforto e transformar a vida em uma própria escola. "Educar é criar consciência que o mundo é nosso", afirma. Só uma outra educação será libertadora. "Se nós queremos fazer acontecer o mundo, transformá-lo, nos temos que ser utópicos. Temos que ter utopias com raizes, utopias realistas. Asas com raizes" continua. A escola precisa juntar os saberes, o popular e o acadêmico. Imagens e edição Gilmar Campos Notícia e vídeo: https://www.facebook.com/ciranda.net/videos/747972238669201/?fref=nf |
JESUS, "o homem embriagado com a Palavra"
JESUS, "o homem embriagado com a Palavra"
Adroaldo Palaoro
"Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca" (Lc 4,22)
"Nós somos palavra". Somos feitos para a comunhão, para unir as nossas vidas. É graças à força das palavras que derrotamos o silêncio angustiante da solidão, derretemos o gelo da indiferença, criamos pontes, abrimos horizontes e chegamos a lugares jamais imaginados ou tocados pelos nossos pés. Quando não existe a troca de palavras, ditas e ouvidas, a vida é mutilada nas suas expressões mais vitais, as espirituais. Talvez porque sejam a mais genuína invenção humana.
A palavra tem os atributos divinos. Os próprios textos sagrados nos dizem que "Deus é Palavra" e, em Jesus, ela se faz carne. Chegada a plenitude dos tempos, Deus disse sua Palavra definitiva e insuperável em Jesus. Ele, em sua vida e missão, prolonga a Palavra criativa de Deus; começa a falar uma Palavra sedutora a partir da margem geográfica, cultural, religiosa e econômica. Palavra encarnada, Jesus sintoniza e ajusta sua palavra à palavra do Pai.
Com sua vida e sua palavra, Jesus interrompe o discurso dos especialistas sobre Deus. A surpresa, o desapontamento e o conflito que Jesus provocou, ensaiam cada dia novas palavras e novos gestos. Seu ensinamento, cheio de "autoridade" introduz uma perspectiva nunca ouvida antes; apresenta uma alternativa que as pessoas mais simples do povo entendem como revelação do Pai aos pequeninos.
No encontro com a realidade dos pobres e excluídos, Jesus extrai palavras significativas, previamente cinzeladas e incorporadas no seu interior, onde elas revelam dinamismo, sentido e alteridade; sua palavra brota de uma vida interior fecunda e conduz a uma vida comprometida. A partir das periferias do mundo surge um canto de vida nova, a sabedoria oculta a muitos sábios e expertos. É uma sabedoria que vem de Deus, desconcertando a sabedoria exibida a partir do centro.
Suas palavras revelam uma força "re-criadora", que é o sentido belo do viver; através delas Jesus põe em movimento a realidade, reconstrói pessoas feridas em sua dignidade, comunica saúde onde há enfermidade, faz emergir a vida onde impera a morte.
As palavras têm um peso no anúncio e na atividade missionária de Jesus; não são neutras. Como um raio x que transpassa, as palavras proferidas por Ele iluminam os recantos mais profundos do ser humano; como um refletor em noite escura, ela reacende a esperança onde tudo já perdeu o sentido; como a chuva em terra seca, ela desperta novidades na vida, sacode as consciências adormecidas, põe em questão as atitudes de indiferença e de fechamento...
É extraordinário perceber como as palavras ditas com cuidado e amor (pedagogia de Jesus) produzem efeitos benéficos para o ser humano. Suas palavras são bem-aventuradas, pois são capazes de fazer crescer, sustentar, edificar as pessoas para o convívio social, humano-afetivo, espiritual. São palavras que trazem luz e calor, infundem confiança e segurança. Suas palavras jamais deixam as coisas como estão. Elas não se limitam a transmitir uma mensagem; elas tem uma força operativa, desencadeiam um movimento...
É preciso, a partir do encontro com Jesus Cristo, "sentir" a palavra que proferimos a cada instante; verificar se a palavra pronunciada procura traduzir a palavra interior, se sabemos "empalavrar", ou seja "pôr em palavras" nossa realidade interior e exterior. Desde o nascimento até à morte, continuamente estamos "empalavrando" nossos sentimentos, sonhos, aspirações... A palavra abarca todas as expressividades humanas. Ela não se reduz à oralidade: a gestualidade, a linguagem corporal, a presença solidária e compassiva... tudo isso também forma parte da palavra humana. Os comportamentos éticos e os valores também são formas de "empalavramento".
As palavras são, ao mesmo tempo, pensamento, ação, sentimento... Não possuímos nada que tenha, ao mesmo tempo, o poder e a leveza das palavras. Em todos os lugares aonde vamos somos cercados por elas; palavras murmuradas com suavidade, proclamadas em altas vozes ou berradas irritadamente; palavras faladas, recitadas ou cantadas; palavras em sites, em livros, em muros ou no céu; palavras de muitos sons, muitas cores ou muitas formas; palavras para serem ouvidas, lidas, vistas ou olhadas de relance; palavras que oscilam, que se movem devagar, dançam, pulam ou se agitam. As palavras podem mudar a vida, para o bem ou para o mal. Há palavras que ferem e há palavras que curam. Há uma palavra que constrói e uma que destrói, uma palavra que comunica calor e luz, outra que semeia frieza, uma que infunde confiança, outra que arrasa...
As palavras nos tocam e nos modelam; às vezes, elas nos tocam como brisa suave, outras vezes como punhais, mas sempre nos deixando marcas profundas de estímulos ou de desânimo: sentimentos de alegria ou tristeza, de paz ou inquietação, de fé ou descrença, de amor ou ódio...
Há uma palavra pela qual tudo começa e recomeça, outra pela qual tudo termina, deixando o silêncio atrás de si. Depois de certas palavras, não resta mais nada a dizer.
Todos conhecemos pessoas destruídas pelas palavras, como também pessoas reconstruídas, recriadas pelo toque das palavras. A palavra tem uma força reconstrutora.
As palavras perdem força e criatividade quando não nascem do silêncio. O mundo está repleto de "papos" vazios, confissões fáceis, palavras ocas, cumprimentos sem sentido, louvores desbotados e confidências tediosas, palavras enfeitadas e vazias, sem alma, nem paixão. Vivemos cercados de "palavras vãs". Às vezes temos a sensação de que as palavras nos saturam: nas aulas, na televisão, nos jornais, nas liturgias, na Internet, nas redes sociais... há demasiado palavrório. Carecemos de poesia.
Sem dúvida, em nossa sociedade pós-moderna, a palavra cada vez tem menos relevância, cada vez é menos significativa. Elas são atrofiadas, manipuladas ou submetidas a um violento esvaziamento de significados, segundo nossa conveniência. Vivemos hoje uma "crise gramatical", ou seja, temos cada vez menos palavras. O leque de palavras carregadas de sentido é muito limitado. Daí a dificuldade de encontrar palavras para nomear a experiência de Deus, para expressar as grandes questões da vida, para dar sentido a uma busca existencial.
Vivemos tempos de "fratura da palavra" e, portanto, "fratura de sentido". E a raiz disso tudo está na carência de uma interioridade, lugar da gestão das palavras de sabedoria que inspiram nossa vida.
Quem sabe articular silêncio e palavra é um verdadeiro artífice da vida.
Texto bíblico: Lc. 4,21-30
Na oração: Percorrer as palavras proferidas, normalmente, ao longo do dia: são palavras que elevam? curam? animam? Palavras marcadas pela esperança? Palavras carregadas de sentido? Palavras criativas?
Cave palavras nas minas do seu silêncio, e deixe que o Espírito diga a "palavra" misteriosa, diferente, reveladora de sua verdadeira identidade. Somente o silêncio poderá gerar "palavras de vida".
- Busque palavras nas profundezas de seu interior, palavras carregadas de sentido e de ânimo.
- Crie silêncio para poder dialogar com seu eu profundo, para ver o que há atrás de suas palavras, de seus
sentimentos, de suas intenções... Silêncio para tentar ir ao coração de sua verdade.
Pe. Adroaldo Palaoro sj
28/01/2016
Os holocaustos que a opinião pública não comemora
Os holocaustos que a opinião pública não comemora
Memórias do holocausto indígena na América Latina
http://www.telesurtv.net/news/Memorias-del-holocausto-indigena-en-America-Latina-20160122-0074.html
Holocausto progressivo de Israel a Palestina
http://www.telesurtv.net/news/Holocausto-progresivo-de-Israel-a-Palestina-20160122-0065.html
Holocaustos que para o mundo não o são
http://www.telesurtv.net/news/Holocaustos-que-para-el-mundo-no-lo-son--20160125-0045.html
http://www.telesurtv.net/telesuragenda/Victimas-de-holocaustos-20160127-0038.html
Documentário retrata a vida de sacerdote colombiano ligado à Teologia da Libertação
Documentário retrata a vida de sacerdote colombiano ligado à Teologia da Libertação
Balanço do Fórum Social Temático de Porto Alegre
https://www.youtube.com/watch?v=9U4hLBCcTAk
Captação e montagem: Guilherme Santos
http://www.sul21.com.br/jornal/confira-o-balanco-do-forum-social-tematico-de-porto-alegre/
26/01/2016
Tipo um mini Fórum Social Muncial
Síntese do Programa:
~ Transformações socioeconômicas e ético-culturais
~ Projetos de nação
~ Prática transformadora
~ Mídia, educação e cidadania
~ Bioética. Cuidado com a vida. Biopoder. Saúde pública. Ética planetária.
~ Sociedade sem exclusão
~ Sociedade sustentável
~ Mundo do trabalho
~ Economia solidária
~ Democracia e participação
~ Questões de gênero e minorias
~ Espiritualidade libertadora
Programa completo em https://goo.gl/GOn8Cp
Inscrições: Curso completo (mais em conta): até 14/03/2016. Etapas isoladas: até a semana de cada uma, dependendo da disponibilidade de vagas.
Horário: Sábado manhã e tarde + domingo manhã
Investimento: Curso completo: R$ 60 por etapa. Etapas isoladas: R$ 80 por etapa
Mais informações: https://goo.gl/rc1ugg.
(54) 3211-5032