07/09/2016

“Neste momento triste”, Papa Francisco pede orações pelo povo brasileiro

"Neste momento triste", Papa Francisco pede orações pelo povo brasileiro. Visita ao Brasil em 2017: "Não sei se será possível"


"Em 2013 eu prometera que voltaria no próximo ano ao Brasil: não sei se será possível". O Papa duvida. Não está seguro se poderá cumprir a promessa e visitar mais uma vez o Brasil.

Ele falou isto, neste sábado, quando abençoou uma réplica de Nossa Senhora Aparecida que foi colocada nos Jardins do Vaticano.

A informação é publicada por Vatican Insider, 03-09-2016.  A tradução é de IHU On-Line.

Ele havia se comprometido de voltar ao santuário de Aparecida em 2017, quando se cumprem 300 anos do achado da estátua original. Mas a crise política afasta cada vez essa possibilidade.

Por iniciativa da embaixada brasileira ante a Santa Sé e a Arquidiocese de Aparecida, guiada pelo cardeal Raymundo Damasceno Assis, a virgem negra chegou até o Vaticano. Na cerimônia de inauguração ante autoridades religiosas e civis, o Papa tomou a palavra e expressou as suas dúvidas. Não somente, mas também se mostrou muito preocupado com a sorte dos mais pobres e desfavorecidos.

"Convido-lhes a rezar para que ela continue a custodiar todo o Brasil, todo o povo brasileiro, neste momento triste; que proteja os pobres, os descartados, os anciãos, os abandonados, as crianças que vivem na rua", disse.

Antes tinha confessado: "Estou contente que a imagem de Nossa Senhora Aparecidaesteja nos jardins. Em 2013 prometera que voltaria ao Brasil no próximo ano: não sei se será possível, mas ao menos a terei aqui mais próxima".

Pediu também que a virgem cuide dos que são "descartados" e postos nas mãos dos "exploradores de todo tipo", que salve a seu povo com a justiça social e com o amor de Jesus Cristo.

Recordou  que a pequena estátua de Aparecida foi encontrada por pobres trabalhadores e desejou que atualmente seja "encontrada por todos", de modo especial por aqueles que estão desempregados, que necessitam de educação e pelos que estão privados da igualdade.

No dia 24 de julho de 2013, ainda nos primeiros meses depois da sua eleição pontifícia, oPapa Francisco foi até o santuário de Aparecida, em São Paulo. Nesse mesmo lugar, em 2007, teve um papel relevante na assembleia dos bispos da América Latina. Vários observadores consideram que sua participação nesta conferência – na qual foi presidente da Comissão que redigiu o documento conclusivo – foi fundamental no caminho que o levaria ao papado.

Naquela visita, já como Papa, Jorge Maria Bergoglio prometeu que voltaria em 2017, quando se celebra o 300º aniversário do achado da estátua da virgem morena.

Segundo Vatican Insider pode saber, a dúvida do Papa provém da situação de instabilidade política no Brasil depois do processo de 'impeachment' que determinou a remoção da presidente Dilma Rousseff.

Nestes últimos dias se soube que Francisco escreveu uma carta pessoal para Dilma, mas o conteúdo não foi tornado público.

A visita apostólica para a Colômbia, na primeira metade do ano que vem, já está confirmada. Por isso Francisco pensara em unir a esta viagem a etapa brasileira. Mas este plano se torna mais improvável, sobretudo por causa da crise institucional de destino incerto.
 

http://www.ihu.unisinos.br/559707-neste-momento-triste-papa-francisco-pede-oracoes-pelo-povo-brasileiro-visita-ao-brasil-em-2017-nao-sei-se-sera-possivel


Nenhum comentário:

Postar um comentário