19/06/2016

NOSSO PLANETA, NOSSA VIDA: ECOLOGIA E TEOLOGIA



NOSSO PLANETA, NOSSA VIDA: ECOLOGIA E TEOLOGIA

Organizadores: Luiz Carlos Susin e Joe Marçal Gonçalves dos Santos

Esta obra reúne a reflexão realizada por ocasião do III Fórum Mundial de Teologia e Libertação, ocorrido na cidade de Belém do Pará, "portal" da Amazônia, em janeiro de 2009, antecedendo a terceira edição do Fórum Mundial Social. A partir da exuberância da Amazônia, mas atentos às feridas e dores da Terra, inclusive da própria Amazônia, apresenta-se aqui, texto após texto, não só questões críticas, mas possibilidades criativas, para realizar o sonho de outro mundo possível. Há um fio condutor de textos e autores que se sucedem: as dores de parto da criação, que dão fundamento à esperança e à ação, dores teologicamente refletidas.
......................................................................
Escutar os gemidos da criação em dores de parto (cf. Rm 8,22) e aprender da Mãe-Terra a sabedoria da regeneração: isso é fonte de esperança e penhor de futuro para a humanidade.
Este livro pretende ser uma colaboração da teologia e dos que aceitam dialogar com ela neste trabalho ecumenicamente empreendido, em diálogo com diferentes tradições religiosas, num clima de pluralidade cultural, para o necessário novo humanismo ecológico, que torna irmãos e irmãs todos os que habitam o seio da Terra-Mãe.
.....................................................................
"Pensar o Planeta Terra a partir da Amazônia é, antes de tudo, pensar a partir da exuberância da Terra: exuberância da água, das matas, de pássaros, de cores, de sons. A Amazônia é o testemunho de um planeta que pode ser chamado de pérola do universo, onde a generosidade, a fecundidade, as surpresas de uma criação divina - para pensar teologicamente - elevam as suas manifestações em arco-íris a um hino de glória. E depois que começamos a ler este planeta de longe, um pequeno planeta azul sobre um imenso espaço escuro pontilhado de estrelas, suspenso e equilibrado apenas pelas leis da gravidade, sem "embaixo" e sem "em cima", dando a sensação se um mundo sem pés e sem onde se firmar, sem fundamentos nem físicos nem filosóficos, exposto perigosamente ao exterior e às suas próprias reações elementares, torna-se ainda mais admirável e fantástico: um ponto marcado pela vida no universo. O Planeta Terra, nossa casa, casa da vida, pode nos unir em sua exuberância e em sua vulnerabilidade."
Trecho da 'Apresentação - As dores de parto da Mãe-Terra, nossa casa', de Luiz Carlos Susin e Joe Marçal Gonçalves dos Santos, no livro NOSSO PLANETA, NOSSA VIDA: ECOLOGIA E TEOLOGIA, Organizadores: Luiz Carlos Susin e Joe Marçal Gonçalves dos Santos (São Paulo: Paulinas, 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário