19/06/2016

Livros indicados por Luiz Carlos Susin

A VIDA DOS OUTROS - Ética e teologia da libertação animal

Gilmar Zampieri,Luiz Carlos Susin

Esta obra apresenta, de forma simples e criativa, uma nova visão da relação dos seres humanos com os outros. Situa-se, portanto, no horizonte profético da encíclica do Papa Francisco, Laudato si.

Os animais não humanos são os outros dos humanos, ocultos ou bem de face, que apelam a seu modo para a nossa consciência moral e religiosa. Uma ética e uma teologia inspiradas pelo "princípio-compaixão" e pelo "princípio-libertação" não podem ficar indiferentes ao sofrimento e morte de nenhuma criatura inocente. Os animais não humanos, os "outros do humano", são criaturas inocentes em permanente sofrimento e morte, esperando libertação e cuidado.

O nosso comportamento especista elitista, que rebaixa os outros animais à condição de coisa e propriedade, e o nosso comportamento especista seletivo, que ama gatos e cachorros, mas fica indiferente aos sofrimentos e morte de outros animais, precisam ser confrontados com o pensamento ético e teológico crítico. Hoje não é apenas tarefa emergente, tornou-se urgente.

Esse é o projeto e a modesta colaboração que este livro procura prestar para uma mudança de paradigma na relação com os animais não humanos.




CUIDAR DA CASA COMUM
Chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato Si

Esta coletânea propõe uma recepção criativa da Encíclica Laudato Si sobre o cuidado da casa comum. Tal recepção é uma autêntica apropriação do sentido do que é transmitido. As várias contribuições aqui publicadas se inserem nesse amplo processo de recepção da encíclica, proporcionando aos leitores textos curtos, didáticos, com citações da própria encíclica, que se debruçam sobre temas específicos. Organizado por Sinivaldo Silva Tavares e Afonso Murad, participam deste mosaico: Leonardo Boff, Francisco de Aquino Jr, Luiz Carlos Susin, Agenor Brighenti, Benedito Ferraro, Marcial Maçaneiro, Pedro Ribeiro de Oliveira, Marcelo Barros, Magali do Nascimento Cunha, Manfredo Araújo de Oliveira, Ivo Lesbaupin, Frei Betto, Maria Clara L. Bingemer, Rodrigo de Castro Ammédée Pérét, Gilvander Moreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário