30/01/2014

Morre, aos 81 anos, o padre João Batista Libânio



 

Vítima de um infarto, o padre jesuíta, João Batista Libânio, faleceu na manhã de hoje, 30, em Curitiba (PR).

Padre Libânio estudou Filosofia na Faculdade de Filosofia de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e  cursou Letras Neolatinas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Foi professor de Teologia no Colégio Cristo Rei, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (RS) e no Instituto Teológico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Posteriormente, foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seus estudos de Teologia Sistemática foram concluídos na Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt, Alemanha, onde também estudou com os maiores nomes da Teologia europeia. Era mestre e doutor (1968) em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

O jesuíta era professor na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e vigário da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano.

Sobre a vida

Em entrevista ao Jornal de Opinião, em junho de 2002, por ocasião de seus 70 anos, padre Libanio falou sobre sua visão da vida: “A clareza e a serenidade não se medem pelo número de anos, mas pelo trabalho interior. A existência foi generosa comigo e permitiu-me que pudesse estar sempre à volta com análises, reflexões sobre a realidade social e eclesial”.

João Batista Libânio nasceu em Belo Horizonte, em 1932. É padre jesuíta, escritor e teólogo brasileiro. Ensina na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (ISI – FAJE) em Belo Horizonte, e é vigário da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte.

Fez seus estudos de Filosofia na Faculdade de Filosofia de Nova Friburgo-RJ e cursou em Letras Neolatinas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Seus estudos de teologia sistemática foram efetuados na Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt, Alemanha, onde estudou com os maiores nomes da teologia europeia. Seu mestrado e doutorado (1968) em teologia foram obtidos na Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG) de Roma.

Foi Diretor de Estudos do Pontifício Colégio Pio Brasileiro em Roma durante os anos do Concílio Vaticano II, o que facilitou seu contato com os bispos e assessores de todo o Brasil.

Retornou ao Brasil em 1968, onde por mais de trinta anos dedica-se ao magistério e pesquisa teológica, na linha da teologia da libertação. Foi professor de teologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, e do Instituto Teológico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Posteriormente foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em 1982, Libânio retornou a Belo Horizonte. 

É autor de cerca de 125 livros, dos quais 36 de autoria própria e os demais em colaboração com outros autores, alguns editados em outras línguas. Além disso, possui mais de 40 artigos publicados em periódicos especializados, e inúmeros artigos em jornais e revistas.

Foi assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB e do Instituto Nacional de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, além de assessorar encontros das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs.

Sua página pessoal na internet é www.jblibanio.com.br.

A revista IHU On-Line, no. 394, sob o título "J. B. Libânio. A trajetória de um teólogo brasileiro. Testemunhos", celebrou os seus 80 anos de vida. Para acessar a revista, clique aqui.

Bibliografia

Confira alguns dos livros publicados por João Batista Libânio:

Teologia da Revelação a partir da Modernidade. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2012. 

Para onde vai a juventude? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2012. 

A religião no início do milênio. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

Crer num mundo de muitas crenças e pouca libertação. 2. ed. São Paulo – Valencia: Paulinas – Siquem, 2010. 

Ecologia – vida ou morte? 1. ed. São Paulo: Paulus, 2010. 

A escola da liberdade. Subsídios para meditar. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2010. 

Cenários da Igreja – Num mundo plural e fragmentado. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

Caminhos de existência. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2009. 

Juventude – seu tempo é agora. 1. ed. São Paulo: Ave Maria, 2008. 

Como saborear a celebração eucarística. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2008.

Creio em Deus Pai. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008. 

Creio no Espírito Santo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008. 

Creio em Jesus Cristo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008. 

Em busca de lucidez. O fiel da balança. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2008. 

Qual o futuro do Cristianismo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008. 

Os carismas na Igreja do Terceiro Milênio. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano do Rio de Janeiro a Aparecida. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2007. 

Introdução à vida intelectual. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2006. 

Eu creio – Nós cremos. Tratado da fé. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005. 

Qual o caminho entre o crer e o amar? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2005. 

Concílio Vaticano II. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2005. 

Concílio Vaticano II: Em busca de uma primeira compreensão. São Paulo: Loyola, 2005. 

. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. 

A arte de formar-se. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2004. 

Ideologia e cidadania. 14. ed. São Paulo: Moderna, 2004. 

As Lógicas da Cidade: o impacto sobre a fé e sob o impacto da fé. São Paulo: Loyola, 2001. 

Ser Cristão em Tempos de Nova Era. São Paulo: Paulus, 1996. 

A Vida Religiosa na Crise da Modernidade Brasileira. Rio de Janeiro/São Paulo: CRB/Loyola, 1995. 

Obediência na Liberdade. São Paulo: Paulinas, 1995. 

•Nas pegadas de Medellín: as opções de Puebla. Cadernos Teologia Pública,número 37, disponível em http://bit.ly/LxjeCW



http://www.ihu.unisinos.br/noticias/527799-morre-aos-81-anos-o-padre-joao-batista-libanio


Premiado filme "Descalço sobre a terra vermelha": a vida do bispo dos pobres

Premiado filme "Descalço sobre a terra vermelha": a vida do bispo dos pobres



Paris (RV) – A minissérie espanhola “Descalzo sobre la tierra roja” (Descalço sobre a terra vermelha), do cineasta catalão Oriol Ferrer, ganhou dois prêmios FIPA de Ouro na 27ª edição do Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz (sudoeste da França).

A minissérie, de dois episódios, conta a vida do bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, e sua luta em favor dos pobres e sem-terra do Mato Grosso, MT.

O papel do missionário catalão foi interpretado por Eduard Fernández, premiado como melhor ator. O outro reconhecimento ao filme foi pela melhor trilha sonora original; e de modo especial, o júri elogiou a música composta por David Cervera. A série foi co-produzida pela TVC, TVE, Minoria Absoluta, Raiz Produções Cinematográficas e TV Brasil.

O Festival Internacional de Programas Audiovisuais (FIPA) reconhece e defende a criação audiovisual internacional: ficção, séries, documentários, grandes reportagens, etc.

O prêmio FIPA de Oro da melhor ficção foi para o filme francês "3xManon", de Jean-Xavier de Lestrade, enquanto a melhor interpretação feminina foi de Emily Watson, por seu papel em "The politician's husband", dirigido por Simon Cellan Jones.

Pedro Casaldàliga i Pla nasceu na província de Barcelona, em 16 de fevereiro de 1928, e mora no Brasil desde 1968. Ingressou na Congregação Claretiana em 1943, sendo ordenado sacerdote em Montjuïc, Barcelona, no dia 31 de maio de 1952.

Foi nomeado administrador apostólico da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) no dia 27 de abril de 1970. O Papa Paulo VI o nomeou bispo prelado de São Félix do Araguaia em agosto de 1971.

Dom Pedro já sofreu inúmeras ameaças de morte, e por cinco vezes, durante a ditadura militar, foi alvo de processos de expulsão do Brasil, por seu engajamento nas lutas camponesas.

Ao completar 75 anos, Dom Pedro Casaldáliga foi sucedido em São Félix por Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, sucessivamente transferido para a Arquidiocese de Brasília como bispo auxiliar. Para a Prelazia foi nomeado Dom Adriano Ciocca Vasino.

(CM)


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/01/27/premiado_filme_descal%C3%A7o_sobre_a_terra_vermelha:_a_vida_do_bispo_dos/bra-767678
do site da Rádio Vaticano

23/01/2014

Papa pede a católicos para serem construtivos no uso da internet | Notícias | EBC

Denise Griesinger - Agência Brasil 23.01.2014 - 14h02 | Atualizado em 23.01.2014 - 15h08

A mensagem do papa ocorreu por ocasião da celebração do dia do padroeiro dos jornalistas   (Foto: Arquivo - JMJ 2013/Creative Commons)

Brasília - O papa Francisco pediu hoje (23) que católicos sejam "cidadãos digitais" construtivos ao usarem a internet, que definiu como um "dom de Deus", para manifestar solidariedade. O papa argentino publicou nesta quinta-feira sua primeira mensagem sobre comunicação social, em uma tradição anual pela festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Leia mais no Portal EBC: Papa Francisco pede a refugiados que não percam esperança

A mensagem com o título A Comunicação ao Serviço de uma Autêntica Cultura do Reencontro, fala sobre o fenômeno das redes sociais em um tom confiante. "A Internet pode oferecer mais possibilidades de reencontro e de solidariedade entre todos, o que é uma coisa boa. Para ele, a Igreja deve empenhar-se para levar ao homem ferido, pela via digital, o óleo e o vinho: "Que a nossa comunicação seja um óleo perfumado para a dor e um bom vinho para a alegria", disse o papa.

Na mensagem, o pontífice lembrou que a exclusão, a desorientação, o condicionamento, a doença e a ignorância do outro podem existir também na Internet. O papa Francisco é seguido por mais de dez milhões de cibernautas na rede social Twitter.

*Com informações da Agência Lusa

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0
http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/01/papa-encoraja-catolicos-a-manifestarem-solidariedade-via-internet

15/01/2014

O que esse curso tem de diferente?




Curso da Escola de Formação
Fé, Política e Trabalho 2014.ano11

Unisinos + Diocese de Caxias do Sul + Cáritas Caxias


O que esse curso tem de diferente?

Quem já participou, fala!


Muito eclética e democrática. Me surpreendeu.”

Os assuntos tratados aqui nos qualificam a enfrentar a realidade.”

Renovou minha fé na vida e nas pessoas.”

O ambiente, as atividades, os professores, as cozinheiras, os abraços... Hoje, não me vejo apenas filosofando, pois a vida exige novas relações na prática de cada dia, (...) uma nova ética de amor e sabedoria.”

Ótimos temas e qualificada assessoria; excelente método e dinâmica; muito bom acompanhamento da equipe coordenadora. É um espaço de formação ímpar para a igreja e movimentos sociais populares.”

A simplicidade e emprenho dos professores. O acolhimento, respeito e amizade das pessoas.”

Me sinto desafiado a sair de minha zona de conforto em busca de novos ideais."

A importância dos temas abordados, as problematizações realizadas, a interação do grupo, a pontualidade e organização. Que esta Escola viva por muitos e muitos anos!”

Me tornei uma pessoa mais crítica e solidária. Ressignifiquei minha prática educativa. Estou mais consciente do meu papel de cidadã.”

É uma Escola que trabalha pelo desenvolvimento humano e social.”

Ótimos professores com currículos avançados e experiências tocantes, que marcam a grande diferença da Escola.”

13/01/2014

Formação












Curso da Escola de Formação
Fé, Política e Trabalho 2014.ano11

Unisinos + Diocese de Caxias do Sul + Cáritas Caxias


Histórico do Curso:

> É anual, está na 11ª edição.

> Mais de 900 pessoas já participaram

> Gerou iniciativas espontâneas dos grupos de alunos/as, como:
- Elaboração de folheto sobre as eleições (1° turma)
- Criação da Acredisol – Associação de Microcrédito (4ª turma)
- Visita a uma cooperativa agroecológica (5ª e 7ª turmas)
- Realização da Feira Regional de Economia Solidária (6ª turma)
- Realização de um jantar ecológico (8ª turma)
e de um almoço ecológico (9ª turma)
- Visita a uma propriedade de produção agroecológica (8ª turma)
- Elaboração de folheto sobre alimentação saudável e orgânica (8° e 9° turma)


Mais informações:
http://fepoliticaetrabalho.blogspot.com.br/p/fe-politica-e-trabalho-2014ano11.html
www.fepoliticaetrabalho.blogspot.com
fepoliticaetrabalho@gmail.com
Facebook: EscolaFePoliticaETrabalho
Twitter: @fepoliticaetrab